quarta-feira, 22 de novembro de 2017

180 Dias de Decisão e Ação

180 dias de decisão e ação


Sim, hoje completo 6 meses  sem cigarro.


Assim que cheguei, há dois anos, aqui em Paranaguá-PR, minha decisão era de realizar todos os meus sonhos. E um deles era me libertar da dependência do tabaco.


Um dia li uma história que dizem ser de Gandhi e é mais ou menos assim:


“Uma mãe levou seu filho para consulta com Gandhi, porque o menino comia muitos doces e ela queria que Gandhi dissesse a ele que deveria parar de comer doces.

Gahdhi pediu para a mãe que retornassem em 30 dias.

Passaram-se os 30 dias e lá estavam a mãe e o menino na frente de Gandhi. E ele disse: deves parar de comer doces.

A mãe interrogou Gandhi: Por que 30 dias para dizer isto?

Ele disse: Porque eu precisava parar de comer doces. ”


Precisei dar uma palestra sobre dependência de drogas lícitas e ilícitas na empresa que trabalho. Quando cheguei no tabaco, fiquei meio constrangida (lembrava da história de Gandhi) e conversei com meu público sobre a minha inaptidão momentânea de convencimento prático ao NÃO o uso desta substância, mas que também, não gera a inaptidão do conhecimento teórico-prático sobre o assunto. E transcorreu de maneira bastante agradável.


Um dia depois desta palestra minha filha menor, fez a CNH. Eu aguardava ela no pátio do DETRAN, eram 16 horas do dia 22/05/2017, nesta hora, neste dia cheio de simbolismos para mim, decidi parar de fumar.


Foi muito difícil, ela não havia passado no teste, estávamos tensas, tristes e mesmo assim, mantive minha decisão.


No transcorrer dos dias notava a dificuldade de me libertar da dependência química. Do 7º aos 15º dias foi o período agudo, quase que desesperador, o mais difícil. Nesta fase pensei em procurar ajuda médica. Sonhava com o 21° dia de abstinência.


Não foi fácil! Não tem receita!
Cada pessoa reage de uma maneira.  Nada ocorre de um dia para o outro.
Foi uma desconstrução lenta que iniciou há mais de dois anos.


Então, caso tu tenhas alguma dependência química e/ou psicológica, lute,
procure ajuda e sejas mais feliz com sua decisão.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário